maio 29, 2021

Sensor de Fadiga

     A Concept já possui homologado o sensor de fadiga, acessório inteligente para detecção de movimentos inseguros de motoristas e operadores.


    Não é nenhuma segredo que a maioria dos acidentes de trânsito ocorrem por ações imprudentes no trânsito, dentre esses a sonolência e a distração são recordistas.

Para evitar esses comportamentos indesejáveis o gerenciador de frota conta com a tecnologia nos serviços de Telemetria como suporte ideal, e o sensor de fadiga é uma excelente opção para prevenção de acidentes e melhoria comportamental.

Como Funciona?

O Sensor de Fadiga atua analisando a postura e comportamento do motorista, relacionando com as informações de movimento do veículo, nível na estrada e atenção do condutor.

Nossa plataforma identifica e permite a tratativa dos seguintes comportamentos de risco:

Sonolência e Alta Sonolência: Caso o motorista feche os olhos por 2s indicando sonolência, ou por mais de 2s (alta Sonolência) o sensor gera um alerta sonoro para despertar o motorista e envia um alerta para a plataforma de rastreamento para o gerenciador realizar tratativa.

                         

Desvio de atenção na estrada e desvio prolongado de atenção na estrada: Ao desviar o olhar da estrada entre 4 e 5 segundos o sensor emite o alerta sonoro para o motorista voltar a atenção para a estrada e encaminha o alerta para a plataforma de desvio da atenção na estrada, caso passe mais de 5 segundos é enviado o aviso de desvio prolongado.


Uso de celular pelo Motorista: O sensor consegue identificar quando o motorista perde a atenção ao interagir com o celular, seja visualizando algum conteúdo na tela, realizando ou  atendendo uma ligação, como nos demais comportamentos, ocorre o alerta sonoro para o motorista cessar a ação e o alerta é gerado na plataforma de rastreamento e gestão.


Uso de cigarro pelo motorista: Ao ascender e usar cigarro o sensor também identifica, reconhecendo a ponta do cigarro aceso e a fumaça, ao está usando o cigarro o motorista acaba se distraindo o que pode causar acidentes.

Cinco segundos sem prestar atenção na direção, em uma velocidade média de 60 km/h, equivalem a 80 metros percorridos sem o motorista saber o que está acontecendo na pista. Geralmente são nessas situações que acidentes ocorrem.